Carta às Mamães e Papais - Recém-Nascidos não são brinquedo

Fotografia é uma coisa muito linda, muitos amadores fotografam bem, mas recém-nascidos não são brinquedos apesar de espalharem tanta fofura e ficarem tão adoráveis em fotos Newborn.

Eles são PESSOAS QUE ACABARAM DE CHEGAR NESTE MUNDO. Não bastasse isso, existem muitos profissionais que nunca lidaram com bebês (em especial dessa idade) no mercado. Pessoas bem intencionadas que acabam dizendo para as mães que Newborn pode ser feito em qualquer idade, basta por uma touquinha e colocar de qualquer jeito em um cestinho. 

Mas essa atitude pode ser perigosa. O manuseio incorreto pode causar doenças em um organismo ainda muito desprotegido ou até mesmo machucar ou assustar essa pessoinha que dias antes morava dentro da barriga da mãe, sem ninguém tocando ou mudando seus hábitos de alimentação e temperatura.

Breno e eu (Danielle) somos formados em Comunicação. Aprendemos fotografia desde a faculdade, somos pós-graduados em história da arte (com pesquisa sobre fotografia e edição de imagem) e estudamos muito (há cerca de 15 anos), inclusive em cursos presenciais com fotógrafos e editores internacionalmente renomados, para fazer e dominar as técnicas de Newborn - não é para menos que fomos um dos primeiros estúdios do interior aceitos pela ABFRN e o primeiro de Ribeirão Preto com esse selo (você precisa comprovar que domina técnicas de edição e mantém um estúdio seguro para um ensaio seguro de bebês tão novos) .


Nenéns com menos de 5 dias ainda estão em adaptação ao processo de mamar, esperando a pojadura do leite que lhes dará um sustento e hidratação adequados para crescerem. Estão entendendo o toque de roupas, fraldas, pessoas... Vozes, sons, cheiros, luminosidade, umidade do ar, calor, frio. É um momento intenso o de adaptação ao mundo...
Posicionar bebês sobre objetos exige técnica. E escolha. Um bebê não pode e não deve ser estimulado demais a cada ensaio (o ideal é definir antes 2 ou 3 props e trabalhar sem movimentações desnecessárias para não cansá-lo). Na imagem acima, houve montagem  para que a cabeça do bebê parasse retinha, o peso dela sobre a mãozinha é monitorado para não haver perda de circulação do sangue, cada detalhe é importante.

Após 15 dias, eles começam a viver as consequências dessa exposição inicial ao mundo. Estão em outra fase de desenvolvimento, com cólicas (o corpo está funcionando!), sono mais leve, corpo menos flexível (começam a deixar a forma da barriga!)...
Por isso, nessa idade costumam ficar estressados em sessões longas e com manipulação direta. Pior... acabam levando a culpa pelo resultado fora do esperado em ensaio newborn, quando na verdade são os adultos envolvidos que estão desrespeitando os limites da criança.
E se a ideia é entregar uma pessoa de 5 a 15 dias de vida nas mãos de um fotógrafo, não basta que essa pessoa tenha uma câmera e um cesto.

O wrap (aqueles paninhos envoltos no bebê) ajudam a recriar o ambiente confortável, quente e apertado do útero. Braços e pernas precisam estar posicionados corretamente dentro dos rolinhos para não machucar o bebê ou prender a circulação ou virar dedinho. Os tecidos tem que estar limpos, os objetos que tocam o bebê esterilizados. Posicionamentos suspensos são montados, bebê possuem muitos reflexos e podem cair. Nos braços dos pais há sempre mais de uma mão por perto dando apoio e suporte e os detalhes de fundo são removidos na edição. 
Ninguém compra um carro barato demais sem desconfiar que tem algo errado.
Nós temos um custo para saber o que sabemos, para manter um estúdio, para viver, para ter os acessórios corretos, o equipamento atualizado, as lentes, o desgaste...
Fotos de recém-nascidos sobre ou junto a objetos pessoas não-esterilizados ou bichos de estimação são feitos por meio de montagem. Mesmo quando os os animaizinhos são dóceis, são medidas necessárias por conta dos reflexos naturais dos nenéns e também do risco de contato com microorganismos agressivos e/ou parasitas (mesmo os bebês não alérgicos são sujeitos à questão do sistema imunológico frágil e sem vacinas inerentes à idade)
Nesta foto, o bebê não caberia dentro do capacete, então foi feita uma foto do objeto e outra do bebê e, depois, na edição, a foto foi montada.
A foto da moto foi feita durante o ensaio gestante e do bebê, em estúdio. Ou seja, o recém-nascido nunca foi colocado sobre a moto, um objeto do pai de uso externo (que teve contato direto com terra durante as atividades de motocross), mas o registro super especial para a família foi garantido e com toda segurança.

Eu insisto que o Newborn é um investimento.

Um investimento em lembranças felizes.

Um investimento na segurança do bebê, na tranquilidade da mãe.

O Baby Jardim do Pé de Foto possui mais de 10 composições exclusivas do estúdio, todas feitas com materiais pensados para segurança do bebê, completamente livre de bichinhos, pólen e outras substâncias que possam causar reações alérgicas
Na hora do parto, damos preferência ao médico que nos passa confiança, que vem bem recomendado. E depois que ele nos entrega o maior bem das nossas vidas, nós o deixamos na mão de qualquer pessoa?
Nós podemos explicar pessoalmente como trataremos sua família e seu bebê. Estamos fazendo esta promoção de dois ensaios pelo preço de um para que você tenha dois momentos para nos conhecer: a Gestação e o Newborn, de forma que quando nos encontrarmos para registrar seu bebê, você já estará segura e entre amigos.
Queremos que todos tenham a oportunidade de entender como é feito nosso trabalho (estamos cheios de novidades e surpresas) e os pacotes tem 10% de desconto à vista ou podem ser parcelado em 12x!


Se você já fotografou conosco e sabe da seriedade como que lidamos com o que fazemos, por favor, recomende o estúdio para as gestantes que conhece - principalmente, para que elas aproveitem a promoção de 2 ensaios pelo preço de 1.

Com carinho,
Dani, Breno (e Noah)