Autorretratos - Palestra em Ribeirão Preto


O Museu de Artes de Ribeirão Preto (MARP) possui um grupo de estudos às terças. A entrada é gratuita e os assuntos discutidos são ótimos. Mais uma prova de que Ribeirão só não tem eventos culturais de qualidade para quem não procura. 
A palestra de hoje à noite, por exemplo, me parece um achado. O tema são os autorretratos na história da arte, do Renascimento aos movimentos contemporâneos. O palestrante é o professor e artista Fernando Dias e o evento está marcado para 19h30.
Não é necessário fazer inscrição prévia.  Os encontros do MARP são semanais, sempre às terças, e incluem apresentação de vídeo, leitura de textos, análises de produções artísticas e debate voltados para a arte contemporânea.
Agende:

Dia 30/03/2010, terça-feira, às 19:30 horas
- Bate-papo a partir da palestra "Bolhas que estouram" - Analise de autorretratos de artistas, do renascimento à arte contemporânea, com Fernando Dias.
Mediação: Nilton Campos (Coordenador do MARP).
Local: MARP (Rua Barão do Amazônas, 323, Centro)
Evento gratuito
Informações: (16) 3635 2421


Para acompanhar, alguns autorretratos que fizeram história:


VELASQUEZ - A obra "As Meninas", de Velásquez, é uma das mais famosas do artista. Na cena, o pintor (à esq., com a paleta e a cruz vermelha no peito) retrata os reis de Espanha (que aparecem refletidos no espelho ao fundo) sob o olhar atento das princesas e de suas aias. O quadro foge dos retratos convencionais, conduzindo o olhar a partir dos bastidores e de uma série de simbolismos sobre a vida na Corte e sobre o status alacançado por Velásquez nessa época.

VAN GOGH - Homens isolado, Van Gogh costumava pintar  autorretratos com frequência. Entre suas obras mais famosas estão quadros em que o artista investiga a própria imagem ou apenas elementos de seu mundo particular, como o quarto em que dormia. 

VIK MUNIZ - Os retratos do artsita brasileiro Vik Munz, sempre feitos ocm materaial inusitado, são reconhecidos internacionalmente no cenário de arte contemporânea. Muniz, que já trabalhou jogos de tonalidade e sombra com choclates, sucata e até diamantes, retratou pessoas comuns e famosas, incuindo ele mesmo.

HELMUT - A fotografia nunca mais foi a mesma depois de Helmut Newton, um dos fotógrafos de moda mais importantes do século 20. Abaixo, em uma de suas mais famosa imagens,o artista brinca com  um espelho,  deixando revelar os bastidores do estúdio e a própria imagem. O ambiente e o tema do ensaio não poderiam dizer mais sobre Helmut, que ficouconhecido pelas fotografias nada convencionais de nudez feminina.
 
TERRY - Para fechar esta curta viagem pelo mundo dos autorretratos, nada como uma foto de Terry Richardson, o fotógrafo que tem colocado o mundo da moda e da publicidade de cabeça para baixo (nós já falamos dele aqui). Além de expor o lado mais humano das celebridades (e com o consentimento delas!), Richardson comprou uma boa briga ao sair de trás da câmera para fazer parte da composição..