Portraits - Penn na NPG

Portrait significa retrato e designa um gênero de pintura e fotografia no qual predominam a face e a expressão de uma pessoa. No entanto, desde o advento do Impressionismo e do Expressionismo, duas correntes artísticas do século 19, um portrait passou a incorporar mais que a representação. 
Falar em portrait no universo da fotografia é falar em captar a personalidade. Demora mais para olhar um portrait e, depois, ele vai embora junto com você. É aquela foto que você olha e não consegue entender porque  fica preso a ela. Ficamos íntimos sem trocar uma palavra ou sequer conhecer o retratado. 
Para quem curte o gênero, é uma ótima pedida visitar o sita da National Portrait Gallery (NPG), de Londres, Inglaterra. Volta e meia eles trazem presentes para o público, como a excelente exposição aberta ontem do norte-americano Irving Penn, o fotógrafo com mais capas da Vogue na história.
A mostra reúne retratos de artistas e pessoas públicas, como Truman Capote, Salvador Dali, Christian Dior e Nicole Kidman . São cerca  de 120 imagens vindas de coleções do mundo inteiro.
Penn começou como fotógrafo no começou na década de 40, logo após se formar na University of the Arts, em 1938. Cinco anos depois ele é nomeado diretor de arte da Vogue América, a principal revista de moda internacional, na qual produziu mais de 150 capas icônicas.
O estilo de fotografar de Penn mudou ao longo de sua carreira, passando da clássicas imagens focadas em cabeças e ombros (como a de Picasso), das décadas de 40 e 50, até retratos com mais profundidade de campo, mais usados por ele na década de 60 e que permitiam ver melhor o corpo dos fotografados. 

 
Da direita para a esquerda: o escritor Trumman Capote, o artista Pablo Picasso e o ator e diretor Wood Allen (caracterizado de Charles Chaplin) pelas lentes de Penn.

A imagem mais recente da mostra é do artista plástico Julian Schnabel, tirado em 2007.  A exposição vai até 6 de junho de 2010 e, se você passar por Londres nesse período, vale conferir. Mais informações no site da NPG.

A dica da exposição foi da colega Jane, poetisa e também historiadora de arte.