Música e Fotografia de Gente

A fotografia é um meio visual, mas sua produção traz coisas que nem sempre uma imagem é capaz de revelar. É o caso da música, que ajuda a dar um clima, facilitando trabalho de direção. A verdade é que a relação entre corpo e som sempre acaba em movimento - e não os banais que usamos no dia-a-dia, o que dá um ar de invocação às imagens.
No caso de crianças, em que o trabalho sempre pede um tantode alegria e inocência, a dica é agitar a molecada. Vale de "Vamos Pular", de Sandy e Júnior,  a "Satisfaction", dos Rollingstones. Apesar do risco do estúdio desabar, cumpre bem a função de fazer com que a molecada aja naturalmente e não caia nas poses batidas, copiadas dos adultos.
Se o ensaio for de moda, a música pode completar a ambientação, dando aos modelos mais um elemento em que se inspirar. Para roupas jovens, por exemplo, caem bem batidas atuais como as de Lady Gaga e Katy Perry, que são cantoras bastante performáticas e cuja música traz referências visuais conhecidas.
Para despertar interpretações mais emotivas, há sempre um Tango de Gardel ou até um instrumental de bateria de escola de samba - em comum, só o fato de que estas opções causam uma vibração no peito, algo físico que desperta o movimento e a expressão facial. Fotos que exigem gestos calmos e delicadeza  são sempre amigas de música clássica, em especial de Bach.
Por fim, se as fotos forem sensuais e o propósito for a languidez de uma diva, nada como Julie London ou Nina Simone, duas intérpretes com vozes poderosas. Nos links do texto vocês podem conferir todas as sugestões de músicas, mas deixo a voz destas duas últimas de presente aqui mesmo no blog  (se já conhecem, nem será preciso oferecer, mas caso nunca tenham ouvido falar, não deixem de conferir).

Julie London - Cry Me a River


Nina Simone - Love or Leave Me