Ranking da criatividade traz dois brasileiros

O cantor e ex-ministro Gilberto Gil e a publicitária Alessandra Lariu, da agência McCann, foram cotados entre as 100 pessoas mais criativas do planeta pela americana Fast Company. A revista é considerada a bíblia da inovação e concedeu o primeiro lugar a ninguém menos que o fenômeno pop Lady Gaga.
 Gil no Fórum Social Mundial de 2005, em Porto Alegre (RS) -  Foto: Danielle Castro


 De acordo com informações do portal IG, Gil ficou na 46a. posição e teria se destacadoão apenas pelo talento musical, mas também pela atuação política em prol da internet e da cultura livre.
Já Alessandra, diretora do grupo digital na agência de publicidade Creative McCann e co-fundadora da iniciativa “SheSays” para inclusão de mulheres no mercado de trabalho publicitário online, pegou o 29o. lugar. A “SheSays” foi criada em Londres em 2006 e possui atualmente quase três mil associadas de diversas cidades do mundo.




A lista, segundo a publicação, levou em conta "a amplitude de novas ideias e novas atividades em jogo no cenário econômico". No caso de Gaga, a cantora foi eleita "por reunir o estilo brilhante e ousado de Madonna e notas do rock chocante de Alice Cooper."

Mas concordem comigo que o trabalho de imagem da cantora também valeria sozinho a colocação. Para se destacar, Gaga investiu todo o adiantamento de seu primeiro álbum na produção de sua turnê e não parou aí. Fundou a "Haus of Gaga", um laboratório de experiências estéticas inspirado na "Factory" do artista Andy Warhol, expoente da pop-art, que reúne diretores de criação ou de vídeo-clipes, maquiadores, designers e fotógrafos (é de lá que saem a maioria dos looks de Gaga). 
Para quem quiser saber mais sobre a cantora e seu sucesso mundial, recomendo a matéria de capa da revista Bravo! deste mês. Depois dessa leitura, é impossível não querer conhecer um pouco mais sobre ela, então já facilitei as coisas postando abaixo o clipe mais famoso de Gaga, "Bad Romance".  Aproveitem!