Foto?

Quando a fotografia surgiu, os pintores protestaram e temeram perder seu ganha-pão.
Surgiu o Impressionismo, veio a arte abstrata e os artistas contemporâneos completaram a busca pelo diferencial em relação à foto se afastando de vez da tela.
Na década de 70 do século XX, porém, alguns artistas tentaram retomar a pintura figurativista e acadêmica, criando o que se chamou de Hiperrealismo. Ninguém se empolgou muito na época, mas agora, em plena era digital da fotografia, esse movimento voltou com força - apoiado em grande parte pela fotografia dessas obras divulgadas em larga escala pela Internet.
E mais. A retomada desse artistas somada as novas tintas e tecnologias tem permitido um nível de pintura realista até então desconhecido (se você se chocava com as pinceladas "inexistentes" de um David, espere até conhecer o Fotorrealismo, um outro nome dado ao movimento).
E ironias a parte, a grande diferença das pinturas do estilo feitas até meados do século 19 e a nova tendência é justamente a existência da fotografia, que permitiu novos recortes e o aumento do número de modelos mantendo a naturalidade da cena (com a foto, acabou aquela história de deixar uma pessoa sentada por horas para ser copiada - o retratado da fotografia fica nas posições mais absurda por toda a eternidade e sem reclamar!).

Cliquem aqui e vejam a ótima seleção (e exemplo de internautas divulgadores) do blog Arroba Zona.