Bauhaus Cine Foto Clube

Bauhaus Cine Foto Clube está de volta à ativa e em breve deve trazer uma programação extensa. Nós da Brasilroots já nos inscrevemos. Quem tiver interesse, é só entrar em contato com os organizadores pelo telefone (16) 3636.9291 ou pelo e-mail mirian@escolabauhaus.com.br. A Bauhaus fica na Rua Mariana Junqueira, 623, em Ribeirão Preto. 



O FOTOCLUBISMO

Fotografar é apenas uma das atividades de quem realmente gosta dessa forma de expressão. Nos chamados fotoclubes, os amantes dessa área (os amadores) e os profissionais (aqueles que amam tanto fotografia que fizeram disso uma profissão) se encontram para discutir e testar o fazer fotográfico.
São associações que contribuem para a formação e o aperfeiçoamento técnico dos fotógrafos, estimulando vivências e a troca de informações em uma rede de relacionamentos. Na atualidade, os fotoclubes mantém a tradição de alimentar com produções os mais diversos concursos e salões de arte e fotografia.  Também promovem entre seus sócios cursos, publicações e outros eventos ligados à fotografia.
O modelo de fotoclubismo que conhecemos hoje surgiu na França e na Inglaterra em meados de 1850 – ou seja, penas 10 anos depois que daguerreotipia teve sua patente doada à humanidade pelo governo francês. Os fotoclubes reuniam artistas e a elite intelectual do século XIX.
Eram espaços onde se desenvolviam novas técnicas e propostas de fotografia, como o Pictorialismo, e nos quais se revelavam grandes talentos, a exemplo da inglesa Julia Margaret Cameron. No Brasil, a fotografia chegaria em 1840 com o abade Louis Compte, cujos ensinamentos tornaram o imperador Dom Pedro II o primeiro fotografo amador nacional.
Em 1918, o país ganharia a primeira associação de fotógrafos que deixou documentação sobre sua passagem, o Photo Club Hélios, fundado em Porto Alegre por descendentes e imigrantes alemães. Mas foi nos anos 40 e 50 do século XX, já com equipamentos mais leves e práticos,  que o país viu florescer a produção artística coletiva.
A criação do Foto Cine Clube Bandeirante, grupo paulistano fundado em 1939 e ainda em  atividade, foi um marco para a fotografia brasileira e gerou destaques mundiais, como Gaspar Gasparian e Geraldo de Barros. Chamados de a "Escola Paulista", esses fotógrafos modernos  experimentavam e seguiam as novas vanguardas mundiais, trazendo um olhar mais urbano, geometrizações e novas perspectivas para imagens.
De acordo com a Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto), há 84 fotoclubes em atividade no Brasil, sendo três deles em Ribeirão Preto/SP, incluindo o Bauhaus Cine FotoClube (http://www.confoto.art.br/fc_bauhaus.php).
Para participar de qualquer um deles, você geralmente paga uma contribuição mensal de manutenção do fotoclube e uma taxa anual de cadastramento na Confoto ou outra instituição de reconhecimento nacional dos praticantes de fotografia. Com isso, além de saber em primeira mão as últimas notícias sobre concursos e tecnologias,  o fotógrafo tem a oportunidade de conhecer novos olhares e técnicas, bem como de evitar longos períodos sem fotografar.

FONTES
Bibliografia:
FERNANDES JUNIOR, R.; VASQUEZ, Pedro. A Fotografia no Brasil do Século XIX: 150 anos do fotógrafo Marc Ferrez (1843/1993). São Paulo: Pinacoteca, 1993.
______ (Org.). Geraldo de Barros: Sobras + Fotoformas. Museu da Imagem e do Som (Sao Paulo, Brazil), Brito Cimino (Gallery), Hardcover, Cosac Naify: 2006, São Paulo.
FERREZ, Gilberto. Fotografia no Brasil: 1840-1900. Rio de Janeiro: Fundação Nacional Pró-Memória, 1985.
GASPAR GASPARIAN: Um fotografo. Pinacoteca do Estado de São Paulo /Imprensa Oficial: São Paulo, 2010. (Catálogo)

HANNAVY, John. Encyclopedia of nineteenth-century photography. Vol.1. USA: Routledge, 2008. p.658-59. Disponível em http://books.google.fr/. Acesso em 30 jun. 2010.

KOSSOY, B. Fotografia e História. 2.ed. São Paulo: Ateliê editorial, 2003.
______. Origens e expansão da fotografia no Brasil do Século XIX. Rio de Janeiro: MEC/Funarte, 1980.
VASQUEZ. Pedro K. D. Pedro II e a Fotografia. Rio de Janeiro: Internacional de Seguros, 1985.
______. A Fotografia no Império. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. (Descobrindo o Brasil).

Sitiografia:
Site da Confederação Brasileira de Fotografia: http://www.confoto.art.br/
Site sobre História da Fotografia: http://www.girafamania.com.br
Site do Cine Foto Clube Bandeirantes: http://www.fotoclub.art.br/