Quando chega um álbum (de fotos soltas ou fotolivro) aqui no estúdio, sinto uma energia, uma felicidade sem tamanho. Sinto que isso completa o ciclo no qual a gente recebeu a chance de conhecer um pouquinho mais sobre as pessoas que entraram na vida da gente por meio do nosso trabalho.
Embalar cada um deles é uma forma de retribuir a consideração, o respeito e carinho pelo que a gente faz. De verdade, é muita tolice pensar que fotografar é fácil e se reduz a cliques incontáveis em lindas tardes de sol (é isso também, mas só em uns 5% do tempo). A fotografia começa quando o cliente telefone, manda um e-mail, vai conhecer o estúdio e começa a entender o que vc quer fazer por ele.
E ela se completa quando, depois de fotografar e tratar com o que vc tem de melhor, o fotógrafo entrega e vê a emoção de quem está na foto e de quem ama quem está na foto (mães e pais tem essa magia de resplandecer de felicidade diante das fotos dos filhos - é lindo e tem me mudado muito a cada dia). Nunca liguei muito para ganhar presentes, mas adoro fazer coisas especiais e que marquem as pessoas.
Gasto tempo mesmo com aquela embalagem, aquele detalhe na diagramação (antes dos programas digitais, eu já fazia muita festa com revista e tesoura, acreditem...), a etiqueta (sim, todas elas! Rsrs), o laço de fita, um bilhete (às vezes me derrama alguma inspiração), um carimbo...
É como se tudo isso pudesse dizer: "hey, fiz isso pensando em vc, nas coisas que vc talvez goste e em como vc vai sorrir ao olhar para a embalagem e sorrir mais depois de desembrulhar e rasgar o pacote." Não que me lembre (e consiga) presentear todo dia ou todo ano as pessoas que amo ou a todos os nossos amigos e clientes, mas quando faço algo, procuro caprichar mesmo.
As pessoas valem isso. Coisas feitas "de qualquer jeito" nunca serviram para mim. Por isso, agradeço a cada um que nos deu e dá a chance de fotografar seus momentos.
Porque nós (Breno na destreza absurda e eu nesses detalhes quase compulsivos) realmente desejamos tornar nossos ensaios e fotografias em uma experiência especial e positiva. Com isso, nós recebemos muito mais que dinheiro pelas nossas fotos. Elas pagam as contas, mas também trazem oportunidades de melhorar, dividir e ir além das expectativas. É um Amor tão grande que a gente dá e recebe que ainda sobra para inspirar tudo o que ainda está por vir.